
A origem da Biblioteca Nacional remonta à Livraria que Dom José I, Rei de Portugal, mandou organizar em substituição à Real Biblioteca, destruída por um incêndio a 1° de novembro de 1755, durante o terremoto de Lisboa.
Em novembro de 1807, o Príncipe Regente Dom João, a Rainha Dona Maria I, toda a família real e grande parte da corte, diante da invasão de Portugal pelas tropas francesas, deixaram Lisboa com destino ao Brasil, trazendo consigo todo o acervo da Livraria Real, com cerca de 60.000 peças, entre livros, manuscritos, estampas, mapas, moedas e medalhas.
Em 29 de outubro de 1810 a Biblioteca Nacional foi estabelecida no Rio de Janeiro. Inicialmente a consulta era permitida apenas a estudiosos, mediante consentimento régio. Somente em 1814 seu acervo foi franqueado ao público em geral.
Em 12 de novembro 1822, o governo imperial determinou que fosse entregue à Biblioteca Imperial e Pública da Corte, nova denominação da Biblioteca Real, um exemplar de todas as obras, folhas periódicas e volantes que se imprimissem na Tipografia Nacional. Essa legislação foi-se aperfeiçoando até o Decreto de Contribuição Legal. Através da Lei do Depósito Legal para materiais impressos estabelecida através do Decreto n.1825 de dezembro de 1907, a Biblioteca Nacional coleta toda a produção intelectual nacional para preservação para gerações futuras.
A família real retornou à Europa em 1821, deixando aqui a Biblioteca, que passou a ser propriedade do Império do Brasil após entendimentos diplomáticos que culminaram na Convenção Adicional ao Tratado de Paz e Amizade, celebrado entre Brasil e Portugal, a 29 de agosto de 1825.
Com um estilo eclético, no qual se misturam elementos neoclássicos e de art nouveau, a Biblioteca Nacional compõe atualmente, com o Museu Nacional de Belas Artes e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, um conjunto arquitetônico e cultural de inestimável valor na Praça da Cinelândia, centro da cidade.
A Biblioteca Nacional oferece visitas guiadas no seu prédio principal. Visitantes podem conhecer a história da Biblioteca, sua arquitetura, suas coleções e serviços. Pesquisadores no Brasil e no exterior podem obter informações e acessar as coleções da Biblioteca Nacional através do seu Web site http://www.bn.br . Através do site é possível também fazer um tour virtual pela Biblioteca.
Comentários